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Servidores da Assembleia aprovam o primeiro dia de palestras do Curso de Gestão

Participantes do módulo de abertura do 1º Curso de Gestão Parlamentar promovido pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) aprovaram o conteúdo apresentado no evento organizado pela Escola do Legislativo na manhã desta terça-feira (12), no Plenário da Casa. No primeiro dia de palestras, o diretor Legislativo e da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi, abordou o tema “Organização e funcionamento da Assembleia Legislativa do Paraná”, com a participação dos demais diretores do Legislativo, cada um falando sobre a área em que atua.Durante o evento, os participantes puderam sanar as principais dúvidas em relação aos processos, trâmites e ritos do Poder Legislativo. A assessora parlamentar do deputado Michele Caputo (PSDB), Priscila Drago, afirmou que o primeiro dia de palestras foi importante para os novos servidores aprenderem todos os detalhes sobre o funcionamento da Casa. “Temos que conhecer os trâmites e saber como encaminhar os trabalhos de gabinete corretamente dentro da Assembleia. Particularmente, gostei de conhecer os diretores da Casa e toda a estrutura administrativa. É muito importante saber a quem se dirigir dentro da Assembleia para fazermos o trabalho de forma correta e sem perder tempo”, ressaltou.Para o assessor parlamentar do deputado Alexandre Amaro (PRB), Bruno Delgado, ter conhecido parte dos trâmites legislativos durante o primeiro dia de palestras foi fundamental para seu trabalho dentro do gabinete. “Para quem vê de fora, acha que as coisas aqui acontecem por acaso. Mas ao ter contato com o Poder Legislativo é possível ver que há uma série de ritos e técnicas. Que há um trabalho cuidadoso com todos os trâmites legislativos. Estou inscrito em todos os módulos do curso e aconselho aos demais servidores que não se inscreveram a se inscrever nas demais palestras. O conteúdo apresentado é muito instrutivo para nós assessores”, afirmou.O assessor parlamentar Ismael Oliveira, que trabalha há menos de um ano com o deputado Ricardo Arruda (PSL), também está inscrito em todos os módulos do 1º Curso de Gestão Parlamentar e afirma que o conteúdo das palestras irá auxiliá-lo a prestar um serviço mais técnico ao parlamentar e à sociedade paranaense. “A gente sempre espera que todos os projetos tenham uma tramitação rápida na Casa e, para isso, todos nós servidores precisamos estar preparados. Além disso, é importante conhecer todo o funcionamento do Poder Legislativo para atender a população e explicar tecnicamente como os projetos tramitam na Assembleia”, observou. Módulos – As atividades do 1º Curso de Gestão Parlamentar promovido pela Escola do Legislativo continuam na manhã quarta-feira (13). Com início às 9h30, no Plenário da Casa, será proferida a palestra “Processo Legislativo”, ministrada por Dylliardi Alessi, com foco na tramitação dos projetos de lei pelas comissões temáticas da Casa. No dia 19 a palestra será sobre “Comunicação Institucional”, ministrada pela Diretora de Comunicação, Kátia Chagas. A jornalista vai explicar como funciona a pulgação das atividades parlamentares e orientar os assessores de imprensa dos deputados sobre a produção de vídeos, fotos e matérias jornalísticas.O módulo “Redação Oficial”, no dia 20, vai tratar de normas oficiais para elaboração de ofícios, requerimentos e proposições legislativas. No dia 26, o debate estará centrado em “Processos de Plenário”, tema apresentado pelo diretor de Assistência ao Plenário, Juarez Villela Filho. Ele vai falar sobre o funcionamento do Protocolo do Plenário e os procedimentos para a apresentação de expedientes à Mesa. O último módulo do curso ocorrerá no dia 27 e tratará da “Gestão Informacional” – o funcionamento do protocolo interno e do sistema Infolep. Inscrições – Interessados em participar do 1º Curso de Gestão Parlamentar devem se inscrever através do site na ALEP, no link da Escola do Legislativo (http://www.alep.pr.gov.br/escoladolegislativo/cursos). As vagas são limitadas. 
12/02/2019 (00:00)
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